Conheça o projeto Digimatria - Manutenção preditiva de edifícios industriais
- digimatria
- 4 de dez.
- 2 min de leitura
O que é o projeto Digimatria?
O projeto DigiMaTRIA propõe uma abordagem holística para a manutenção de ativos industriais. O nosso objetivo principal é desenvolver uma plataforma de Gémeo Digital, para atuar como a principal ferramenta de apoio à decisão para os gestores de manutenção. O Consórcio e a Arquitetura do Projeto Liderado pela Garcia, Garcia, uma empresa de construção especializada no setor industrial, este consórcio reúne indústria e ciência — com o ISEP, o INESC TEC e a Gar.com — para desenvolver tecnologias que integram o ativo físico, o modelo virtual e a plataforma digital, criando um ciclo contínuo de informação que apoia decisões de manutenção mais informadas. Da Inspeção à Ação As abordagens tradicionais de manutenção estão a ser substituídas por manutenção preditiva baseada na condição, exigindo uma transformação digital na gestão da manutenção, apoiada em tecnologias digitais. O serviço DigiMaTRIA inicia-se com a recolha de dados do ativo industrial, através de drones com sensores avançados e de uma rede IoT de sensores estáticos que monitoriza continuamente as condições ambientais e estruturais do edifício. A informação recolhida é processada por um sistema de inteligência artificial que, através de deep learning, deteta e mapeia anomalias com alta precisão, prevendo a evolução da degradação dos ativos e permitindo otimizar as intervenções de manutenção. Marcos e Encerramento A reunião de lançamento do projeto DigiMaTRIA aconteceu em 27 Março de 2025. Com este kick-off, demos início a uma jornada de 3 anos, onde trabalharemos para validar as nossas soluções em edifícios reais. O DigiMaTRIA promove um futuro sustentável, combinando digitalização e inovação tecnológica para prolongar a vida útil dos ativos industriais.
Financiamento
DigiMaTRIA - Gestão Digital da Manutenção de Ativos Industriais com auxílio de Tecnologia Robótica e Inteligência Artificial
Projeto financiado ao abrigo do NORTE 2030 e FEDER com designação NORTE2030-FEDER-00587800 e financiamento de €989.488,32.




Comentários